quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Gordura localizada

Queima de gordura localizada? Mito!

Não se enganem, não existe esse negocio de "queima de gordura localizada"!
Isso é apenas produto de marketing/consumismo!

O corpo não escolhe uma parte de si para queimar gordura, ao contrário, usa toda sua extensão.

Acontece que quando uma pessoa começa a ganhar gordurinhas, assustada olha apenas para a saliência da tão famigerada barriga!

Se tal pessoa parar pra observar bem, verá que não somente sua cintura ganhou volume e saliência, como também o pescoço, dedos das mãos e pés, e seu rosto também ganhou volume.
Mas apenas a barriga ganha a atenção indevida. Então pensa: Preciso perder essa barriguinha.

Na verdade, ao queimar calorias através de exercícios, o corpo chega a utilizar-se das reservas de gorduras corpóreas em sua totalidade. Então se você tem um bumbumzinho e peitinhos cheinhos, mas também tem uma barriguinha saliente, não se engane em achar que vai perder somente a tal barriguinha.

Não caia em conversa de quem so quer vender seu próprio peixe, porque você vai perder volumes e medidas por todo o corpo!

PS: Não obstante haja vários graus e tipos de obesidades, estamos aqui nos referindo apenas àquela que se ganha normalmente, do tipo não mórbida, pois para este tipo apenas o bisturi funciona na maioria das vezes. Falamos ainda de forma generalizada e respeitando as iniciativas paralelas aos exercícios, como a dieta e reeducação alimentar.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Como não sofrer com a síndrome de visão de computador | HypeScience

Como não sofrer com a síndrome de visão de computador HypeScience

Com o uso cada vez mais constante do computador, cada vez mais as pessoas desenvolvem problemas de visão por causa da tela do aparelho. Essa série de problemas foi batizada de “síndrome de visão de computador”.

Os sintomas são dores de cabeça, queimação nos olhos, olhos secos e embaçados. Eles parecem familiares?
Conheça algumas coisas que você pode fazer antes de que sua visão esteja completamente arruinada.

Renove seu monitor
Pesquisas mostraram que os monitores mais velhos causam mais problemas de visão do que os mais recentes, então compre um modelo mais novo.

Iluminação
Assegure que as condições de iluminação de sua área de trabalho estejam perfeitas para sua visão. Se a luz for muito forte, seus olhos ficam cansados – e a mesma coisa acontece se houver pouca luz. Então tenha certeza que a iluminação está balanceada.

Exercite seus olhos
Quando tiver uma meia hora livre, aproveite para fazer alguns exercícios oculares (sim, os olhos também podem ser exercitados).

Confira essa lista:
1. Sente-se por um momento, esfregue as palmas de suas mãos uma na outra até aquecê-las. Depois feche os olhos e coloque as palmas sobre eles, enquanto ainda estão quentes. Após um período de dois minutos você sentirá que está ainda mais escuro de olhos fechados. É essa escuridão que é altamente terapêutica.
2. Olhe para cima e para baixo repetidas vezes. “Rolar” seus olhos dessa forma faz com que eles se movimentem de forma diferente do que acontece na frente do computador.
3. Outro exercício aconselhado é fechar os olhos com força por cinco segundos e depois abri-los e não piscar por outros cinco segundos. Você deve repetir isso aproximadamente oito vezes.

Remédios naturais e caseiros
Também há remédios naturais que podem aliviar os sintomas dessa síndrome. Eles contém ingredientes fáceis de serem achados que, possivelmente, você já tem em casa:

1. Sementes de girassol são altamente nutritivas e cheias de vitaminas que beneficiam a visão. Se você ingerir meia xícara dessas sementes (sem serem salgadas ou processadas) sentirá que alguns sintomas serão aliviados.
2. Corte duas finas rodelas de batata e as coloque sobre seus olhos durante 20 minutos (da mesma forma que pessoas colocam rodelas de pepinos).
3. Cozinhe alecrim em água quente por 10 minutos e depois molhe um pano de algodão (bem limpo) com o líquido. Coloque esse pano sobre os olhos fechados durante 15 minutos.

Mas se você sente que seus olhos estão muito secos ou embaçados e se sua visão está muito ruim, é melhor consultar um oftalmologista. Ele provavelmente irá recomendar óculos especiais para que você use na frente do computador – eles são feitos para aliviar a tensão que a luz do monitor causa. [Environmental Graffiti]

Para voce ter uma noção do quão é importante os exercícios fisicos :)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nanofood: o futuro da alimentação | HypeScience

Nanofood: o futuro da alimentação HypeScience

Pense na seguinte situação: você vai a uma churrascaria, se empanturra com três tipos de carne por minuto e sai completamente satisfeito. O problema é depois, na hora de prestar contas com a balança e com os médicos. Pois bem, a indústria alimentícia está lhe preparando uma surpresa: você pode ficar só com a satisfação de ter comido um boi inteiro, comendo muito pouco.


Essa é a nanofood. O conceito básico é diminuir o tamanho e a massa dos alimentos, sem alterar suas propriedades nutritivas básicas. A base dessas mirabolantes pesquisas está no Instituto de Pesquisas Alimentícias (IFR, na sigla em inglês), sediado na Grã-Bretanha.

Para “enganar” o sistema digestivo (fazer o corpo pensar que já comeu muito) os cientistas desenvolveram um sistema que trabalha nas proteínas da comida. É que o mecanismo que avisa ao cérebro algo como “ei, já tá bom, chega de comer”, fica localizado no íleo, a última porção do intestino delgado.

Normalmente, as proteínas já vão se quebrando nas duas primeiras porções do intestino, assim, os aminoácidos (as partes da proteína) já digeridos não ativam rapidamente o mecanismo de satisfação alimentar quando passam pelo íleo, é preciso muitos aminoácidos. Os cientistas conseguiram prorrogar a quebra das proteínas até a chegada ao íleo. Lá, elas explodem de repente, ativando o mecanismo imediatamente, ou seja, a pessoa comeu bem menos até o momento da “explosão”. Com isso, a pessoa ingere menos gorduras nocivas e mais proteínas, ou seja, ponto para a saúde.

Os alimentos estão sendo desenvolvidos para serem “diets”, mas conservarem o sabor original. Há um outro truque para isso: é encontrado, por exemplo, nas maioneses. A maionese diet tradicional substitui grande parte da gordura por água, e por essa razão o gosto fica insosso, longe da maionese normal, e poucas pessoas consomem. A “nano-maionese”, para disfarçar a quantidade extra de água, coloca uma nano-gota de óleo em cada gota de água. Por essa razão, o gosto se mantém, mas o colesterol cai.

Ainda há um ramo da indústria que estimula a inclusão de nano-partículas de prata nos alimentos, com indícios de que ajuda o sistema imunológico, mas a pesquisa ainda está em discussão. Isso se aplica a algumas buscas na área de suplementos alimentares. Uma delas, que visa implementar ferro na alimentação através de nano-partículas de uma proteína que contém ferro, sem causar efeitos colaterais, também está ainda em desenvolvimento.

Empecilhos: ainda é um produto caro, poucas empresas da indústria alimentícia se aventuram na fabricação. Aqui no Brasil, a extensão da nanofood é quase nula. As grandes empresas estão apenas começando a pensar em estratégias para massificar a produção, as poucas empresas de nanofood vendem apenas pela internet.

Fala-se também em produzir alimentos sintéticos, totalmente a partir do zero. Uma equipe de biotecnologia conseguiu produzir uma espécie de carne apenas com proteínas tiradas do leite. Estaríamos entrando numa nova era, em que uma refeição completa, com todos os nutrientes necessários, pode ser ingerida em um cubinho de 1cm³. [New Scientist]

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pode comer a pele do frango: 10 mitos nutricionais detonados | HypeScience

Pode comer a pele do frango: 10 mitos nutricionais detonados HypeScience



Boa parte das pessoas concorda que a melhor parte do frango frito ou assado é a pele. Mas, por muito tempo a ciência não achava isso – afinal, qualquer fritura faz mal para a saúde, certo?

Errado! Conheça 10 mitos nutricionais que não passam de mitos:

1. Açúcar é ruim para você: a verdade é que açúcar é essencial na cozinha. Afinal, é do açúcar que tiramos nossas energias. Adoçantes naturais, como o mel, são iguais ao açúcar refinado na prática, nosso organismo os processa da mesma forma. Grande parte dos nutricionistas afirmam que o açúcar deve constituir 10% de sua dieta. Por exemplo, se você tem uma dieta de 2000 calorias, 200 devem ser provenientes do açúcar.

2. Comer ovos aumenta o colesterol: o colesterol dos ovos não influencia tanto assim o colesterol de seu organismo. Parece estranho? A confusão vem do uso da palavra “colesterol” que pode descrever duas coisas diferentes. O colesterol “dietário” é o presente em moléculas de alimentos de procedência animal (como os ovos). O outro colesterol é o que entope suas veias. Como seu corpo produz o próprio colesterol dietário, ele não absorve o que está presente nos ovos. O que aumenta seu colesterol são gorduras saturadas e trans – então se você fritar os ovos em um óleo reutilizado pode ter certeza que estará ingerindo um monte de colesterol, mas se os preparar de forma saudável, pode comer ovos sem preocupação.

3. Todas as gorduras saturadas aumentam seu colesterol: gorduras saturadas são ruins, mas nem todas. Há vários tipos de gorduras saturadas e cada tipo reage diferente em seu corpo. O ácido esteriárico, que está presente em cacau, palmito e óleo de coco, não aumenta o nível de colesterol LDL (o colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (o bom) de seu sangue.

4. O único álcool que faz bem é o encontrado em vinho tinto: na verdade o álcool da cerveja, do licor e de outras bebidas oferecem os mesmos benefícios do vinho tinto. Pesquisas recentes mostram que os antioxidantes são a resposta – o álcool aumenta o colesterol bom, previne entupimento das artérias e, conseqüentemente, problemas cardíacos. Ou seja, bebidas consumidas com muita moderação fazem bem para a saúde.

5. Colocar mais sal nos pratos é ruim: muito sal seria ruim para sua saúde porque seria o mesmo que adicionar sódio à comida. O sódio é um grande problema para pessoas hipertensas. Mas, na verdade, salgar seus pratos pode fazer com que os vegetais fiquem ainda mais nutritivos. O sal faz com que as vitaminas não saiam dos vegetais durante seu cozimento e fiquem no caldo que é jogado fora. Estudos mostram que pouquíssimo sódio é absorvido. Mesmo assim, a parcimônia ainda é recomendada.

6. Frituras sempre são gordurosas: você sabe como o processo de fritura realmente funciona? Quando a comida é jogada no óleo quente a água que está dentro do alimento ferve e vai até a superfície, entrando em contato com o óleo. Assim que a umidade do alimento sai, ela cria uma barreira que impede grande parte do óleo de entrar em contato com o alimento. O pouco óleo que penetra na comida forma aquela casquinha saborosa típica da fritura. O que importa é que a fritura seja feita da forma certa: não deixe o óleo esfriar, ou então o alimento vai ficar ensopado de gordura. Use um termômetro específico, se ajudar. Além disso, após fritar a comida, coloque-a sobre um papel-toalha absorvente que irá sugar o excesso de óleo. Não estamos dizendo que agora as frituras estão liberadas – moderação é necessária, mas você pode se esbaldar de vez em quando.

7. Quanto mais fibras você come, melhor: nem todas as fibras são boas para você. O que importa é de onde elas vêm. Atualmente, a fibra está na moda e você a encontra até mesmo em iogurtes que, originalmente, não vêm com fibra nenhuma. Alguns especialistas duvidam que esse tipo de fibras artificiais seja tão bom quanto o tipo encontrado em alimentos “naturalmente fibrosos”, como frutas e vegetais.

8. Você sempre deve tirar a pele do frango antes de comer: na verdade você pode comer a pele do frango sem maiores preocupações. Apesar do peito de frango – a mais sem graça das fontes de proteína do mundo – estar na moda, quem resiste àquela casca douradinha que derrete na boca? A verdade é que peito de frango é uma carne magra com pele ou não. Pesquisas mostram que 55% da gordura da pele do frango é saudável.

9. Comidas orgânicas são mais nutritivas do que as convencionais: se você compra alimentos orgânicos achando que eles não fazem mal para o meio ambiente, que isso ajuda pequenos proprietários ou então que eles são mais saborosos então não tem problema e você está certo. No entanto nenhum estudo prova que eles são mais nutritivos do que os convencionais – tirando, é claro, o problema dos agrotóxicos.

10. Cozinhar com azeite de oliva faz com que os benefícios do azeite sumam: na verdade o azeite de oliva, assim como seus nutrientes, consegue agüentar o calor. É só não deixar que a substância passe do ponto certo – que seria quando começa a liberar fumaça

Fonte: http://hypescience.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Massa magra

Em uma materia da Discovery Channel, descobriu-se que na ausencia de alimentação, a gordura (massa adiposa) é consumida imediatamente para somente depois os musculos virem a sofrer autoconsumo, pois são estes que sustentam a vida corporal. Segundo a Discovery, "[...] consumidos 50% da massa muscular, o corpo não é mais compativel com a vida [...]"

Pequenas refeições

Todos sabemos que quando fazemos uma refeição, grande volume de sangue é deslocado para a região digestiva. Esse deslocamento de sangue é o que promove aquela "indisposição", aquela "vontade de dar um cochilo".

Nesse caso, seis pequenas refeições são melhores do que tres banquetes pelo simples fato de que o estomago precisa dilatar-se, enlarguecer-se, para comportar uma grande quantidade de alimentos de uma unica vez. Essa impostura do estomago induz a dilatação/enlarguecimento da cintura/silhueta.

E quanto maior for volume de alimento, maior será o volume de sangue deslocado para esse fim, e maior a tal indisposição, nos levando assim a um "gostoso sono" depois do almoço. Acontece que ao "dar um cochilo", nosso metabolismo se comporta igualmente um urso polar em hibernação, acumulando maior quantidade de calorias devido a baixa metabolização.

Pequenas refeições tem o objetivo de fazer com que o metabolismo acelere, pois é disso que precisamos, e não de "diminuir a quantidade de calorias ingeridas". A quantidade de calorias digeridas pelo metabolismo é o que importa.

Em uma edição do Globo Reporter ficou comprovada a eficácia das pequenas refeições com direito à guloseimas. Foram os japoneses que provaram isso, usando-se apenas de dois pauzinhos para controlar o manuseio das refeições.